segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Valor da amizade - 1° Parte

I - Amigo mais chegado que o irmão

   Em Prov.18v.24 nos diz: O homem que tem muitos amigos sai perdendo: mas há amigo mais chegado que um irmão.
   Em Prov. 17v.17 nos relatam: Em todo tempo ama o amigo é na angustia se faz o irmão.
       Por isso Cristo nós manda que andemos sempre de dois, por que enquanto um prega o outro intercede, enquanto o outro ora, o outro fica na brecha.
       A amizade dá trabalho; é como uma plantinha; você planta a semente, você rega, cultiva e conserva.

II - A importância do companherismo na Amizade.

      O livro de Eclesiaste 4 v.9 e 10 nós relata o valor de uma amizade proveitosa que nós diz: Melhor é serem dois do que um, por que tem melhor paga do seu trabalho. Por que se um cair o outro levanta o seu companheiro, mas ai do que estiver só, pois, caindo não haverá quem o levante.
      Salomão também nos ressalta o valor de um companheiro amigo e da virtude da cooperação, que foi o caso de Rute e Noemi.
      A Bíblia nos revela a história de Rute e Noemi, se Noemi tivesse sido uma sogra ruim ela não teria o companherismo de Rute.
      Sabemos a história ambas estavam viúvas e Noemi pediu para que suas noras voltassem para o seu povo. Em Rute 1 v.16. Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pe de ti, porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares a noite ali pousarei eu, o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
      Muitas vezes temos que abrir mão de certas coisas em favor da amizade. Assim foi o caso de Rute, ela abriu mão do seu povo, do seu Deus, para acompanhar à sua sogra, se sujeitou a catar espigas para o seu sustento e da sua sogra, ouviu os conselhos de Noemi e foi bem sucedida, pois acabou casando com Boaz parente da familia de Noemi, abriu mão do 1 filho para a sogra cuidar e o qual levava o nome da familia de Elimeleque era costume daquela época; o qual foi o consolador de Noemi por todas as percas que ela teve.

continua........

2 comentários:

  1. Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
    Eclesiastes 7:8
    Quando vc começou nem pensava no que ia viver, hoje com certeza qdo vc pára e olha para trás, talvez se espante e diga: Senhor, não acredito que passei por tudo isso. Glória a Deus que te ajudou em tudo.Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade minha companheira nessa jornada; e vc sabe que vc tem uma grande contribuição em tudo isso; e eu só posso agradecer a Deus de coração por tudo que ele tem feito e por tudo que irá fazer bjs amo vc

      Excluir